No dia 4 de maio, sábado, durante a manhã, vai decorrer a atividade “Saúde Mental: Emoções em Movimento”.
O ponto de encontro é às 8h30, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca. A primeira ação está agendada para as 9h00, é passa por uma experiência de movimento, intitulada “Conhece-te a ti mesmo”, com a Ana Vieira, instrutora de Yoga.
Entre as 9h30 e as 10h00 realiza-se uma caminhada de convívio com apresentações artísticas de grupos locais. Às 10h30 os participantes podem apreciar o concerto de João Paulo Tinoco.
Segue-se uma “Tertúlia Emocional: dois dedos de conversa sobre a saúde mental”, que conta com a moderação do escritor Pedro Chagas Freitas, com a presença de João Carlos Major (psicólogo), Maria João Lobato (pedopsiquiatra), Edgar Ribeiro (fisioterapeuta), Luísa Coelho (nutricionista), e alguns professores convidados, no auditório da Escola Secundária de Lousada.
As atividades terminam com a presença do humorista António Raminhos que apresenta “#Somos todos malucos”.
Quem pretender inscrever-se, deve fazê-lo em https://docs.google.com/forms/d/1IHF2ob1kddaVbuKLr722k0KV1RUXAeVZqdvIQx4Cxy4/viewform?edit_requested=true
Este evento é promovido pelo grupo “Terapia dos Nossos Dias” e conta como apoio do Município de Lousada e da Escola Secundária de Lousada, pretendendo conciliar, simultaneamente, a promoção da saúde, através do movimento e confraternização, com a exploração de locais de relevante interesse histórico e cultural, localizados no município de Lousada.
Os principais objetivos passam por sensibilizar e educar para questões do foro psico-emocional e capacitar com recursos de compreensão e autorregulação emocional e com estratégias relacionadas com melhores hábitos de saúde.
Este evento está inserido num projeto mais amplo designado “Trilhos de História e Cultura com Saúde – Doze Meses, Doze Atividades”, que visa promover a saúde em contexto cultural e histórico, potenciando o envolvimento da população em ações comunitárias ligadas à educação para a saúde e capacitando os cidadãos de recursos e potencialidades, sejam individuais e/ou populacionais, que proporcionem melhores níveis de saúde e bem-estar e qualidade de vida relacionados com a saúde.