A Porto Ambiente esteve presente, durante quatro dias, nas praias do Carneiro, Molhe, Homem do Leme e Aquário, envolvendo cerca de 400 crianças e jovens que se mostraram interessados em aprender mais sobre o impacto ambiental do abandono de resíduos no areal e as consequências nefastas desses gestos nas praias e oceanos.
Com diferentes atividades orientadas para o público infanto-juvenil, todos os que por ali passaram puderam não só acompanhar o trabalho das equipas de limpeza de praias, mas também ajudar na recolha, identificação e separação dos resíduos de forma correta, com recurso a jogos educativos e sessões de sensibilização. O objetivo principal do “Reciclar é ‘Fish'” passou pela mudança de comportamentos e hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis, criando assim agentes ativos na comunidade, responsáveis através da disseminação de boas práticas ambientais.
Estas ações inscrevem-se no plano de Educação Ambiental, no âmbito da Bandeira Azul para 2024, subordinado ao tema “Liderança azul” e à preservação dos oceanos, promovido pelas Águas e Energia do Porto, empresa municipal responsável pela gestão das praias do município.