Rastreio ColorAdd abrange mais de 400 alunos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
Apresentacao-resultados-Rastreios-ColorAdd-002

Foram apresentados, no dia 21 de março, os resultados da edição do programa ColorAdd de 2024.

Este projeto é desenvolvido há cinco anos e tem como objetivo contribuir para a construção de um ambiente escolar inclusivo e sensibilizar a população para o daltonismo. A Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, salienta que “o grande objetivo é promover a inclusão e igualdade e, por isso, procuramos uma escola cada vez mais inclusiva, com oportunidades iguais para todos os alunos”.

 A edição deste ano ColorAdd abrangeu 25 escolas, um total de 419 alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, público e privado. Para o efeito foi utilizado o “Teste de Ishiara” no despiste do daltonismo, a Tabela de Snellen e o Visiotest para a acuidade visual.

Dos alunos rastreados, 216 eram rapazes e 203 eram raparigas. Dos 216 rapazes rastreados, nove revelaram dificuldades de identificação das cores e 22 apresentaram dificuldades de acuidade visual, sendo sugerida consulta de especialidade para realização de exames complementares. Nenhuma das raparigas apresentou sintomas de dificuldade de identificação das cores, no entanto, 29 delas manifestaram dificuldade de acuidade visual.

Para a Dra. Maria do Céu Rocha “este trabalho de parceria das óticas é, por vezes, o modo de algumas das crianças terem acesso ao diagnóstico, quer de daltonismo, quer mesmo de acuidade visual”.

Participaram neste rastreio a Casa dos Óculos, Ergovisão, Óptica Boa Imagem e Multiopticas.

CM Lousada

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore