Porto TV: O início de uma Marca na informação no distrito do Porto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
Manuel Pinho

A comunicação social é um dos pilares da democracia. Num tempo em que a profusão da informação e a sua rápida circulação são características de uma sociedade dominada pelas redes digitais poderá parecer, aos olhos de muitos, que a comunicação social deixou de desempenhar um papel crucial no fortalecimento da democracia. No entanto, o que acontece é justamente o contrário: a informação isenta e pluralista nunca foi tão necessária para fazer face à constante e deliberada confusão entre factos e opiniões, à manipulação e à parcialidade que caracteriza a circulação da informação nas redes.

O país tem dado alguns passos para alcançar a literacia mediática, mas ainda temos um longo caminho pela frente, ao qual o poder político e, em particular, o sistema educativo não podem ficar alheios. Nunca foi tão importante para o leitor ter faróis orientadores que lhe permitam movimentar-se no mar da informação sem submergir. Pretendemos que esta marca, a PORTO TV, seja esse farol, ajudando o leitor e espectador a encontrar a informação isenta e pluralista, sem precisar de ser desfiar o novelo intricado da informação presente nas redes.

A imprensa livre, não sujeita aos poderes político e económico, é difícil de sustentar e, tratando-se de um órgão que está agora a nascer, exige grande capacidade de trabalho e resiliência, e da colaboração da sociedade civil, para que possa dar provas da sua qualidade, ganhando o respeito dos seus leitores e espectadores. Por isso, a Porto TV crescerá paulatinamente, assente em alicerces sólidos. Daremos inicialmente mais destaque à imprensa escrita e, gradualmente, apostaremos no trabalho de vídeo.

O distrito do Porto precisa de mais comunicação social que faça eco das importantes iniciativas que se realizam nos vários concelhos, que esclareça os cidadãos sobre todas as questões, sejam elas muito ou pouco abrangentes, e que fortaleça a democracia e a cidadania. Por isso, a Porto TV pretende ser um órgão inclusivo, que dará voz às instituições e cidadãos, sempre que tal se afigure relevante no contexto da linha editorial deste projeto.

Abriremos agora em versão experimental, mas contamos brevemente ter a estrutura montada para podermos continuar a nossa missão regularmente, dando voz a toda a a região do distrito do Porto.

A direção da Porto TV

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

2 respostas

  1. Desejos de muito sucesso para o projeto. Como uma vez disse Pablo Picasso, “a realidade é tudo aquilo que conseguimos imaginar”. Nunca desistam, agarrem este vosso sonho. Vão ser bem sucedidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não perca as nossas notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Relacionadas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore