Novo Lar para Idosos em Nevogilde

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
Casa-de-Louzada-002

Foi assinado, no dia 5 de dezembro, o contrato de consignação para a construção do novo Lar para Idosos. A infraestrutura tem capacidade para 60 utentes, num investimento superior a 5 milhões de euros, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O novo Lar vai ficar situado em Nevogilde, num terreno, com 10 mil metros quadrados, que o Município de Lousada cedeu à ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social. A conclusão está prevista para final de 2025 ou início de 2026.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, começou por referir que “têm sido conseguido, ao longo dos anos, um reforço significativo de respostas sociais para o concelho. Esta Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é algo que o Município ansiava há muito mas, por motivos financeiros, não tinha sido possível concretizar. Impulsionado pelo PRR surgiu a oportunidade, tendo sido necessário encontrar um parceiro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, para executar. Neste seguimento a ACIP decidiu liderar este projeto, apesar da envolvência financeira inerente, dando assim continuidade à parceria muito bem conseguida entre a instituição e o Município”.

O Dr. Pedro Machado enfatizou ainda que “o trabalho desenvolvido pela ACIP junto da comunidade Lousadense tem sido muito bem conseguido. Exemplo disso é a Casa da Boavista, que, para além de condições físicas de qualidade, tem pessoal a desenvolver trabalho em diversas áreas, em que é notório o cuidado excecional com os utentes”.

Francisco Lima, Presidente da direção da ACIP, referiu que “este sonho está em marcha a par da creche – o Recreio da ACIP – que vai ser construída em Caíde de Rei com capacidade para 42 crianças. Estes investimentos vão resultar também em novos postos de trabalho no concelho”. Para o Presidente da Direção da ACIP “o projeto tem tudo para ser um sucesso e importa estar lado a lado para que se construa um futuro melhor”.

A Casa de Louzada vai ter 22 quartos duplos e 16 quartos individuais pretendendo ser um local de convivência social, onde se minimizem os fatores de exclusão e vulnerabilidade social assumindo-se como um projeto sustentável e inovador em parceria com o Município e a comunidade.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore