São apresentados, esta quinta-feira, às 16h30, os cinco projetos finalistas da 1.ª edição do Laboratório de Inovação Social, projeto dinamizado pelo Centro de Inovação Social do Porto e financiado pelo PRR. Os projetos apresentam propostas de soluções inovadoras para desafios sociais da cidade do Porto, que foram previamente identificados e debatidos, em sessões abertas à comunidade, e organizadas pelo CIS Porto. O vereador da Coesão Social, Fernando Paulo, fará a abertura do evento.
Os projetos, que serão agora incubados, no âmbito do Laboratório de Inovação Social, foram selecionados, ao longo de várias fases do concurso, que contou com mais de 40 ideias iniciais.
A Câmara Municipal do Porto vai financiar cada projeto com um valor até 20 mil euros, disponibilizando o acesso ao espaço físico do CIS Porto para incubação e atribuindo um Mentor, para além do apoio da equipa do Centro de Inovação Social. Os cinco finalistas testarão soluções para isolamento social dos idosos na cidade do Porto e para a vulnerabilidade social dos jovens que saem do acolhimento residencial para a autonomia de vida.
Para o evento são convidados os especialistas académicos de cada um dos problemas sociais abrangidos, os parceiros de cada um dos projetos e os respetivos mentores, que os vão acompanhar ao longo de seis meses. O Laboratório de Inovação Social do Porto é uma iniciativa de estímulo e apoio à apresentação e desenvolvimento colaborativo de novas soluções aos problemas socias da cidade do Porto.
CM Porto – Foto Filipa Brito | Porto.pt