Lousada esteve em destaque ao receber o prémio, atribuído pela primeira vez, de Medida + Inovadora 2023, com o projeto Lousada Cuida, numa cerimónia que se realizou no dia 6 de dezembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
Nesta iniciativa o Município recebeu também, pelo sexto ano consecutivo, a distinção de Autarquia + Familiarmente Responsável.
A Bolsa Lousada Cuida é dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada com o apoio do Município, e assume-se como resposta de substituição do cuidador informal no seu domicílio, com caráter semanal, ou substituição pontual para que possa comparecer a consultas médicas, participar em eventos ou para a prática de exercício físico.
Com a constituição de uma equipa única concelhia de apoio aos cuidadores, com o CACIL da Santa Casa da Misericórdia, Segurança Social, Unidade de Cuidados à Comunidade e Município, no momento da visita de elaboração do plano de cuidados que antecede a realização da substituição, são avaliados pela enfermagem alguns cuidados ao nível da funcionalidade que possam ser executados pelo cuidador formal.
Para a Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, “perante esta realidade, podemos afirmar que as funções deste serviço vão para além da mera substituição do cuidador. Revela-se também pertinente destacar que o impacto deste serviço ao nível do desgaste psicológico tem sido uma evidência, pois muitos destes cuidadores há muitos anos de que não dispunham de tempo pessoal e, por esta razão, este serviço revela-se importante na intervenção e apoio nesta problemática”.
As distinções atribuídas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis vêm, mais uma vez, “reconhecer as boas práticas de apoio às famílias promovidas pelo Município de Lousada, na área da ação social, nomeadamente por práticas amigas das famílias, bem como nas áreas do desporto, cultura, apoio económico e políticas fiscais amigas das famílias. Assim, são diversas as práticas desenvolvidas tendo em consideração o bem-estar da população, tendo sempre em vista as preocupações e medidas de apoio às famílias” – como destaca a Dra. Maria do Céu Rocha.