Lousada: Seminário da CIIAD aborda tema Cuidar em Humanitude

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image-46

A Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada (CIIAD) promove, na próxima sexta-feira, dia 21, o VI Seminário, com o tema “Cuidar em Humanitude”.

O Seminário vai decorrer no auditório da Escola Secundária de Lousada e tem início agendado para as 9h30, contando com a presença do Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Eng. Bessa Machado, do Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, do Presidente da Associação de Cultura Musical de Lousada, Dr. Pedro Araújo, e o Diretor do ACeS Tâmega III – Vale do Sousa Norte, Dr. Hugo Lopes.

O primeiro painel tem como mote a Humanitude com a apresentação de “A Humanitude – abordagem do cuidar”, com o Dr. Afonso Pimentel. Juntam-se ao debate a Dra. Zélia Reis, da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, a Dra. Daniela Oliveira, do Centro Social e Paroquial de Sobreposta, e da Dra. Francisca Miranda, da Santa Casa da Misericórdia de Lousada.

A tarde vai ser dedicada ao painel que tem por tema “Cuida’T” e vai estra em debate “Os cuidadores informais e projetos de intervenção”, com a moderação do Dr. Diogo Fernandes. “Movimento a Cuidar dos Cuidadores Informais” é o tema apresentado pela Dra. Rita Reis, representante do projeto e responsável pela comunicação na Merck. Vai estar presenta também a Dra. Ana Pinheiro, coordenadora do projeto “Cuidar de quem cuida”, do Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo.

O Centro Distrital de Segurança Social do Porto vão estar a Dra. Adília Sousa e a Dra. Ana Teresa Fazenda, para abordar “O Estatuto do Cuidador Informal”.

A última intervenção deste painel é do Centro de Apoio ao Cuidador Informal de Lousada, da Santa Casa da Misericórdia, apresentada pela Dra. Sílvia Alves e que tem como mote “Um projeto de intervenção comunitária para cuidadores informais”.

No encerramento deste VI Seminário vão estar presentes a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Dra. Maria do Ceu Rocha, Diretora-adjunta do Centro Distrital de Segurança Social do Porto, Dra. Rosário Loureiro, a Dra. Susana Cunha, da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, em representação das entidades parceiras da Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada (CIIAD).

A CIIAD foi criada em 2009 no âmbito da Rede Social e com o desafio de envolver a comunidade, numa responsabilidade partilhada, potenciadora dos recursos existentes e dinamizadora de ações cada vez mais próximas dos cidadãos, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua qualidade de vida através de uma participação ativa na vida da comunidade, pela necessidade de apoiar as pessoas idosas e adultos dependentes.

A Rede Social de Lousada é entidade promotora e a Santa Casa da Misericórdia de Lousada a entidade executora deste projeto, que numa responsabilidade partilhada com a Segurança Social, a Câmara Municipal de Lousada, o ACeS Tâmega e Sousa III e todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lousada com responsabilidade na intervenção junto dos idosos e adultos dependentes, procuram potenciar os recursos existentes na comunidade e dinamizar ações cada vez mais próximas dos cidadãos, privilegiando as áreas de intervenção dos direitos e apoios aos idosos e adultos dependentes.

Fonte: CM Lousada

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore