Lousada: Concurso de projetos para conjunto habitacional

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

Foi lançado no passado dia 25 o concurso para a conceção e elaboração do Projeto do conjunto habitacional denominado Hans Isler, em Lousada, junto à GNR.

Este é um projeto de Arrendamento Acessível para famílias e jovens, promovido pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IRHU) em parceria com o Município de Lousada.

A intervenção prevê um total de 45 fogos (tipologias T1, T2 e T3), correspondendo a uma área bruta de construção acima do solo de 4.650,0 m2. O empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deve cumprir as disposições do regime da habitação a Custos Controlados.

De acordo com o Vereador do pelouro do Urbanismo, Dr. Nelson Oliveira, “este é mais um passo no apoio às famílias Lousadenses e aos jovens casais, para que se possam fixar em Lousada e terem habitações a custos acessíveis. É ainda importante referir que esta é uma clara medida de apoio à juventude”.

Nesta fase inicial, é aberto um concurso destinado aos arquitetos que pretenderem apresentar propostas para o local. O melhor projeto apresentado para o local vai ser premiado com 5 mil euros. Vão ainda ser atribuídos prémios para o 2.º, 3.º e 4.º classificado, em montantes de 3600 euros, 2400 euros e 2 mil euros, respetivamente.

O valor estimado da construção é de 6.191.100 euros, a que acresce o IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação seja de 7,5 milhões de euros.

Este concurso conta com a assessoria da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos e com o apoio e a colaboração do Município de Lousada.

Os pedidos de esclarecimento por parte dos interessados devem ser submetidos até às 23h59 do próximo dia 13 de setembro, e a resposta são dadas até às 23h59 do dia 5 de outubro de 2022. Os trabalhos a concurso devem ser entregues até às 17h00 do dia 27 de outubro de 2022.

O objetivo do IHRU e do Município de Lousada, com este empreendimento, passa por procurar dar resposta à necessidade de habitações para arrendamento a preços inferiores ao atualmente praticados no mercado, contribuindo para facilitar o acesso à habitação por um maior número de famílias que, presentemente, não encontram resposta às suas necessidades no mercado imobiliário.

Para informações adicionais deve ser consultado o link http://www.ihru.pt/web/guest/mun02_hansiler

Fonte: CM Lousada

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore