Conhecido como um dos mais antigos e prestigiados eventos gastronómicos do Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes tem, este ano, pela primeira vez, um destino internacional como convidado e esse destino chama-se Porto. Em Minas Gerais, o Município marcou o início da internacionalização do Global Kitchen in Porto, o projeto que junta chefs dos cinco continentes.
“Participar do Festival de Tiradentes é uma oportunidade única para compartilharmos a nossa diversidade cultural e gastronómica, além de fortalecer os laços históricos e afetivos que unem Portugal e o Brasil”, considera da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha.
No Brasil, onde manterá encontros institucionais com representantes do Estado de Minas Gerais, instituições e empresários locais, Catarina Santos Cunha reforça, ainda, que “esta presença também é estratégica para atrair visitantes brasileiros apaixonados por enoturismo e gastronomia, promovendo as qualidades únicas do Porto e de Portugal”.
O Global Kitchen in Porto está em Tiradentes sob o lema “Sharing our table. Sharing our city”, num intercâmbio cultural e gastronómico sem precedentes, onde chefs portugueses e brasileiros, juntos, vêm criando menus especiais, celebrando a diversidade e a riqueza gastronómica dos dois países.
Promovendo quatro masterclasses, três sessões de degustação e dois festins, foram protagonistas do primeiro fim de semana do festival os chefs Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz, e Rogério Sá, do Rogério do Redondo que, juntamente com os brasileiros Matheus Paratella, do restaurante La Villa Trattoria, e Rafael Pires, do Mia, atraíram as atenções de mais de cinco centenas de participantes.
Nos últimos dias do evento, estarão presentes, do lado do Porto, os chefs Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm, e Inês Diniz, da Casa Inês, a dividir o espaço com os chefs brasileiros Bruna Martins, dos restaurantes Birosca e Florestal, e Flávio Trombino, do Xapuri. A decorrer desde o início da semana, a 27.ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes já levou ao stand do Porto cerca de 40 mil visitantes.