A X Gala do Desporto realizou-se no dia 7 de fevereiro, promovida pelo Município de Lousada em parceria com as associações desportivas.
A Gala do Desporto tem como objetivo distinguir e premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e, em particular do ano de 2024, se destacaram no desenvolvimento do desporto no em Lousada.
O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, salientou que “o desporto é uma escola de vida e um pilar muito importante em qualquer sociedade. Com a prática de desporto criam-se laços de amizade e uma convivência sadia entre os praticantes. É também através do desporto que os mais novos aprendem a ter fairplay e a lidar com as frustrações, sendo ensinamentos para a vida”.
Para o Dr. Pedro Machado “esta cerimónia é um modo de, enquanto comunidade, dizermos aos que se destacam que temos orgulho no seu percurso, em tudo o que fizeram e que são um exemplo para todos. Por isso, as felicitações são para os distinguidos e nomeados, mas também para a Comissão Reguladora que teve um trabalho difícil”.
A representante da Comissão Reguladora, Maria José Magalhães, começou por deixar “um agradecimento ao Município pelo seu compromisso inabalável com o desporto e pela aposta contínua no seu crescimento”.
D acordo com Maria José Magalhães “o investimento reflete-se nas infraestruturas e apoios, mas também na criação de oportunidades para todos os que vivem e respiram o desporto neste concelho. Por isso, celebra-se, hoje, a conquista de títulos, mas também o esforço, a dedicação, a superação e, sobretudo, os valores que o desporto nos ensina, tais como a disciplina, respeito e espírito de equipa”.
Premiados
No que respeita aos prémios individuais, o Atleta do Ano Masculino foi Pedro Moura Pereira e a Atleta Feminina do Ano foi Lara Roque. Luís Magalhães venceu a categoria de Atleta do Ano do Desporto Adaptado.
O Dirigente do Ano foi Cristóvão Cunha e o Treinador do Ano foi a Joana Magalhães. O prémio de Atleta Revelação do Ano foi entregue a Lara Moreira, e o de Arbitro Juiz do Ano, a André Isento.
No que respeita aos prémios coletivos, a Associação de Hockey de Lousada foi considerada a Associação Desportiva do Ano e Equipa do Ano foi a equipa Sénior de Futebol do Aparecida Futebol Clube.
Nos Prémios homenagem/distinção, o Mérito Desportivo coube a António Pinto e Carlos Cunha venceu o Prémio Dedicação. A Modalidade do Ano foi a Natação adaptada, o Evento do Ano foi o Lousada Junior Cup, e o prémio de Figura Desportiva do Ano foi entregue às Juniores Femininas de Futsal do CCD Ordem. O prémio Best Online, decidido pelo número de gostos (likes) no Facebook do Município, foi para Joana Magalhães.
Foram ainda distinguidos os Campeões e Atletas integrantes em Seleções Nacionais relativa ao ano de 2024.
Apoios da autarquia são para continuar
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, enalteceu “o trabalho dos dirigentes, que dão muito do seu tempo às associações, permitindo que a prática do desporto seja possível. No entanto, o investimento público é fundamental, para conservar e criar novos equipamentos desportivos, apoiar os planos de atividades e ajudar financeiramente os clubes na componente formativa”.
Ainda de acordo com o Dr. Pedro Machado “a autarquia tem feito, ao longo dos anos, um forte investimento no desporto e vai continuar a investir na requalificação dos equipamentos desportivos, bem como assumir os custos com seguros desportivos e exames médicos para que os atletas pratiquem desporto em segurança. Nos últimos anos o Município começou a apoiar na aquisição de viaturas para os clubes e vai continuar a fazê-lo. Dois clubes já têm carrinhas e, este ano, outros vão ter também”.
Estão a ser implementados também relvados sintéticos em vários locais do concelho, nomeadamente em Aveleda, Alvarenga, Boim, Cernadelo, Figueiras, Lodares e Nespereira.
