A feira constitui-se também como um festival literário e marca a rentrée cultural da cidade
De 25 de agosto até 10 de setembro, a Feira do Livro regressa aos Jardins do Palácio de Cristal e pretende estreitar ainda mais a relação da cidade com o livro e com a leitura a todas as idades.
O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o convidado comissário do programa de homenagem, Rui Lage, e o programador literário e coordenador da edição deste ano, João Gesta, apresentam o mote e revelam a programação da Feira do Livro do Porto 2023. A sessão de apresentação realiza-se na próxima segunda-feira dia 31 de julho, às 11 horas, no Jardim das Cidades Geminadas.
Nesta edição há um reforço das conversas com autores e biógrafos, das oficinas e das atividades dedicadas às famílias e a um público infantojuvenil. Sublinha-se como grande novidade a programação de humor, no trilho da poesia e crónica do escritor e jornalista portuense homenageado, Manuel António Pina e celebra-se a potência das palavras enquanto “seres furtivos” aos dicionários.
A programação cultural assegura 20 Conversas, 21 Concertos, 4 Sessões de Cinema, 58 atividades para bebés infantojuvenis e famílias, concentradas nos Jardins do Palácio de Cristal e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Os visitantes terão à sua disposição 130 pavilhões, pelos quais se dividirão as 108 entidades inscritas nesta edição, entre editoras, livreiros e alfarrabistas.