Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Ricardo Quaresma

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image

As candidaturas decorrem entre 27 de novembro e 20 de dezembro

Distinguir e reconhecer o mérito de jovens entre os 12 e os 14 anos com aproveitamento escolar e desportivo de excelência. Foi com este objetivo que a Câmara Municipal de Gaia criou a Bolsa Ricardo Quaresma em 2017 e, ano após ano, a iniciativa continua a ser uma aposta da autarquia, tendo já premiado 110 jovens. As inscrições decorrem de 27 de novembro a 20 de dezembro e, à semelhança do que já aconteceu o ano passado, a Câmara Municipal de Gaia vai voltar a atribuir vinte bolsas, num valor total de 10 mil euros (500 euros para cada aluno). Para concorrer, basta ter a idade referida anteriormente, residir em Vila Nova de Gaia há pelo menos dois anos e ter bom aproveitamento escolar e desportivo.

Os candidatos deverão preencher o formulário para inscrição que será disponibilizado no site institucional do Município e juntar os seguintes documentos: certificado de residência no concelho de Gaia, no mínimo há dois anos, emitido pela respetiva Junta de Freguesia; ter estado matriculado em estabelecimento de ensino público EB 2/3 sediado em Gaia, com aprovação nesse ano mediante classificação cuja média final não seja inferior a 60% numa escala de avaliação de 0 a 100, ou equivalente; ter obtido aproveitamento escolar nos dois anos letivos antecedentes; não ser beneficiário de outra bolsa de estudo ou equivalente concedida por qualquer outra entidade nacional ou estrangeira; ter estado inscrito numa modalidade elegível de desporto extracurricular e ter participado, individualmente ou por equipas, em competição desportiva, escolar ou federada, de nível regional, nacional ou internacional, com uma classificação não inferior ao 5º lugar.

O Município de Gaia escolheu o campeão europeu Ricardo Quaresma, enquanto referência nacional e internacional incontornável do desporto, para dar o nome a uma bolsa de mérito académico e desportivo que tem procurado minorar as despesas acrescidas inerentes à prática desportiva. Ao mesmo tempo, pretende ser um incentivo para que as famílias dos jovens estudantes desportistas continuem a apoiar os seus filhos na boa prática conjunta das referidas atividades.

Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “o Município reconhece a importância de apoiar jovens, quer como contributo para a prática desportiva, quer como um importante fator de divulgação e promoção do concelho. Pelos resultados atuais, e pelo percurso que os anteriores vencedores têm feito, acredito que estamos perante jovens que irão orgulhar a cidade onde quer que cheguem nas suas carreiras, académicas e desportivas”, afirma.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore