Dia Mundial dos Avós juntou milhares em Lousada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Email
image-21

O Município assinalou o Dia Mundial dos Avós, no dia 26 de julho, no Parque da Torre de Vilar, com milhares de avós e netos.

A manhã começou com a celebração da missa campal, presidida pelo Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Alves. Seguiu-se um almoço-convívio dos movimentos seniores do concelho, a que se juntaram muitas famílias em modo de piquenique.

De tarde, Quim Barreiros subiu ao palco e animação não faltou com o público presente a cantar as músicas e a dançar. Para os mais pequenos o Município disponibilizou ainda insufláveis.

A Vereadora da Ação Social, Dra. Maria do Céu Rocha, referiu que a importância desta data passa também pelo “testemunho entre gerações cada vez mais necessário neste mundo atual, pois os avós são um exemplo de vida que devemos aproveitar, saborear e partilhar”.

A Dra. Maria do Céu acrescentou ainda que “o mundo precisa do exemplo e do testemunho de vida dos avós transmitida às novas gerações, uma sabedoria acumulada, de valor incalculável que queremos ter. Criar relações sadias entre gerações familiares, ajuda a sociedade a criar raízes novas, a valorizar a identidade e a memória do património valioso que é a família”.

No final do evento foi entregue a todos os responsáveis dos movimentos seniores do concelho uma lembrança “como modo de agradecimento a todos por contribuírem para o contínuo e bom funcionamento de todos os Movimentos Seniores” – destacou a Vereadora da Ação Social.

Homenagem ao D. Pio Alves

No final da Missa, o Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, entregou uma Serigrafia com imagens alusivas a Lousada ao Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Alves, que realizou a sua última missa enquanto Bispo Auxiliar. 

A este propósito foi destacada “a disponibilidade e o serviço prestado, durante todos estes anos junto da comunidade pastoral de Lousada, pelo D. Pio Alves. O compromisso e a sensibilidade com que sempre nos brindou são de enaltecer”.

O D. Pio Alves agradeceu ao Presidente da Câmara pela oferta, destacando que “ao longo destes 12 anos tive a felicidade de exercer o ministério episcopal na Diocese do Porto e, se dizem que eu tratei bem o povo de Lousada, só correspondi ao que os Lousadenses fizeram comigo ao longo destes anos, que sempre me receberam com carinho e amizade. O povo de Lousada é um grande povo”.

No final deixou ainda uma palavra aos autarcas presentes “por tudo o que fazem para acolher todos os idosos e para os ajudar a viver com intensidade nesta fase da vida”.

Não perca as nossa notícias. Subscreva já a nossa NewsLetter

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore