A Câmara Municipal da Maia homenageou, esta quarta-feira, 10 de julho, um conjunto de personalidades, instituições e entidades com a atribuição de condecorações honoríficas, numa cerimónia solene que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Com a presença de representantes autárquicos, do clero, dos homenageados e de muitos convidados, o Presidente da Câmara Municipal, António Silva Tiago, sublinhou que este momento simboliza “o reconhecimento público do Município pelo contributo que estas pessoas e entidades deram à nossa vida coletiva”, destacando os valores que regem a comunidade maiata: o trabalho, o empenho, a solidariedade e o serviço ao bem comum.
Foram atribuídas três Medalhas de Honra, 14 Medalhas de Mérito e duas Medalhas de Mérito de Serviço Público, conforme proposta aprovada em reunião do executivo municipal de 16 de junho, no âmbito do Regulamento Municipal de Atribuição de Condecorações Honoríficas.
Entre os distinguidos com a Medalha de Honra destacam-se a presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, Isabel Jonet, pela sua atuação na área da ação social; o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, pela ligação institucional e pastoral à comunidade maiata; e a Fundação Gramaxo, na pessoa da sua presidente, Maria de Fátima Gramaxo, pelo seu contributo na promoção da cultura.
Na categoria de Medalha de Mérito, foram reconhecidos nomes como o escritor Papiniano Carlos (a título póstumo), o árbitro internacional de futebol de praia Sérgio Soares, os desportistas Nuno Santos, Rui Silva e Nuno Borges, a Chef de cozinha Marlene Vieira, o gestor público Fernando Leite, e diversas figuras com impacto nas áreas do ensino, energias renováveis e solidariedade social, como Ana Quelhas, Manuel Ferreira e Fernanda Drumond.
Com a Medalha de Mérito de Serviço Público, foram agraciados Viriato Silva e, a título póstumo, Albertina Moreira, funcionária municipal cuja memória foi evocada com emoção pelo autarca, que sublinhou o seu exemplo de dedicação.